GM Explica – Bug de Hertz (24/08/23)

  |  

Olá, soldados!

Bem-vindos ao GM Blog de hoje, onde mergulharemos nos conceitos de FPS, Hertz e suas relações para aproveitar ao máximo o nosso adorado Point Blank.

O que é FPS? 

FPS é a abreviação de "frames per second", que se traduz para "quadros por segundo". Pense nesses quadros como imagens individuais, semelhantes a fotografias. Elas são exibidas em rápida sucessão para criar um movimento. A taxa de quadros por segundo é fundamental para a qualidade da imagem exibida no monitor.

Quando um jogo roda a 60 FPS, isso significa que 60 quadros (imagens) são exibidos a cada segundo. Se a taxa for menor, digamos 30 FPS, o movimento será mais lento, prejudicando a experiência do jogador.

Em resumo podemos afirmar que quanto maior o FPS, melhor será o desempenho do jogo. 

Computadores com componentes modernos oferecem uma vantagem considerável para reduzir a latência. A latência é o tempo que leva para uma ação ser exibida na tela após um comando de teclado ou mouse. Componentes que se comunicam bem entre si desempenham um papel crucial nesse aspecto.

O que é Hertz?

Hertz é a métrica usada para determinar quantas vezes um monitor atualiza a imagem em sua tela dentro de um segundo. Assim, um monitor com 60 Hz de taxa de atualização é capaz de criar 60 frames (quadros) por segundo.

Atualmente possuímos diversos modelos de monitores que entregam diferentes taxas de atualização.

Alguns exemplos são: 60Hz, 144Hz, 165Hz, 240Hz e até 360Hz.

Na prática, FPS e Hz (hertz) estão interligados: o número de hertz determinado quantos quadros por segundo (FPS) podem ser exibidos. Isso significa que o número máximo de FPS exibido é limitado pela frequência máxima de atualização que o monitor suporta.

Por exemplo, um monitor que possui uma taxa de atualização de 60Hz não tem a capacidade de reproduzir mais que 60 quadros por segundos. 


   60 Hz vs. 144 Hz / frequência hertz
Imagem exemplo: 144Hz entrega mais detalhes quando comparado com 60Hz
 

Nós, GMs, interagimos diariamente com nossa comunidade através do suporte e Discord, onde é comum recebermos relatos e até mesmo reclamações sobre o desempenho no jogo e quedas de FPS.

Entretanto, ao analisarmos esses casos detalhadamente, concluímos que muitas das reclamações sobre desempenho são, na verdade, um tanto precipitadas. Isso ocorre porque as quedas de FPS, embora possam ocorrer, são frequentemente mínimas e comuns, quando comparadas com as especificações da máquina do jogador.

Isso significa que tal queda, dentro da capacidade que a máquina do mesmo possui, é uma queda pode ser não só comum como até mesmo esperada.

Também existem casos de jogadores que relatam, por exemplo, que o jogo roda entre 120 e 130 FPS, mas ocasionalmente ocorrem quedas de 10 a 20 FPS. No entanto, quando avaliamos a configuração completa do jogador, identificamos que o mesmo utiliza um monitor de 60 Hz. Isso significa que mesmo com essas pequenas quedas, não haverá qualquer impacto visual para o jogador devido ao monitor não ter a capacidade de reproduzir qualquer frame que passe dos 60.

Quando o monitor possui 60Hz e roda o jogo a um valor de FPS superior aos 60, quedas de FPS (sendo números superiores aos 60) não afetarão a experiência visual e muito menos a jogabilidade para o jogador, podendo se considerar até que o jogo possui uma "gordura" a mais em caso de uma queda de FPS.

No entanto, se a queda de FPS for inferior a 60, o jogador poderá perceber a diferença, afetando a jogabilidade.

Exemplo, o jogo está rodando a 70 FPS e cai para 50, 40 FPS. 

Agora falando sobre monitores, alguns mais modernos possuem funções de Taxa de Atualização Variável, como FreeSync e G-Sync, que sincronizam a taxa de Hertz do monitor com os FPS do jogo, proporcionando uma experiência mais suave e sem interrupções.

Exemplo, o jogo está rodando a 150 FPS em um monitor de 144Hz e tem uma queda para 130 FPS, automaticamente o monitor irá regular seus Hertz para 130, fazendo com que não haja travamento na tela.

Outro exemplo seria em relação a um monitor que possui as taxas de atualização de 144HZ, porém naquele jogo especifico seu PC só roda a 60 FPS, com isso o monitor também fará essa regulagem e irá para 60Hz.

Um tópico que vem se tornando muito comum é sobre o BUG de Hz dentro do PB.

  • "Muitos influenciadores usam, então posso usar?"
    Como minha mãe sempre diz, eu não sou todo mundo...
     

Gifs dizendo não - Gifs e Imagens Animadas
acalma o coração, to só brincando :) 

Informamos que tal prática atualmente não é elegível para banimento (com base nas informações que possuímos atualmente, podendo mudar futuramente sem aviso prévio).

Alertamos também aos jogadores, que o BUG pode causar no monitor o mesmo efeito que um Overclock faz em sua máquina/jogo.

Overclock é um procedimento que melhora o desempenho de um componente (ex: CPU e GPU) com o aumento da velocidade de clock (frequência). Apesar dos benefícios, é preciso ter cautela. O overclock eleva o consumo de energia, o que pode fazer a temperatura do equipamento suba, além de diminuir a vida útil do mesmo e podendo causar instabilidade.

Conforme já mencionado, nós GMs recebemos tickets referente a perca de desempenho no jogo, e identificamos que muitas das vezes essa perca de desempenho também está relacionada a este BUG.

Com isso, não recomendamos o uso do mesmo, além de não nos responsabilizarmos por qualquer problema no desempenho do jogo ou de sua máquina, devido as especificações de imagem não estarem sendo executadas de forma nativa.

  • "Este BUG causa alguma vantagem?"
    Não, somente melhora os detalhes do jogo e causa uma sensação de maior fluidez (com base nas informações que possuímos atualmente
     

Agradecemos a sua leitura até aqui e nos vemos no próximo blog! ;) 

Estamos à disposição caso você tenha qualquer dúvida ou problema.

Desejamos a todos um ótimo jogo!

Atenciosamente,
Equipe Point Blank

Notícias | Eventos | Atualizações | GM Blog | Status do Serviço | Discord | Suporte